quarta-feira, 2 de abril de 2014

Interface Com O Usuário

RICARDO DE MAGALHÃES SIMÕES - Sobre o Autor
Doutorando em Engenharia Elétrica, Mestre em Informática (2006) e Bacharel em Ciência da Computação (2003), todos pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente, Professor Substituto de Informática no CEFET-ES, Professor de Programação I no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas à Distância no CEFET- ES, professor de Sistemas Operacionais pela ESAB. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Desenvolvimento de Algorítmos, Educação de Informática para estudantes do Ensino Médio, atuando principalmente nos seguintes temas: Informática Básica, Programação nas linguagem C/C++/C#, Java, Pascal.
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UNIDADE 19

Objetivo: Aprender as características das interfaces existentes que permitem a interação entre o usuário e o computador, para a realização das diversas tarefas.

1. Introdução

A Interação entre o usuário e o computador é alvo de estudos desde o início da era da Informática. Abrange estudos na área da Ciência da Computação, Desenho, Pscicologia, entre outras. Essa interação é realizada através da Interface com o Usuário. A interface abrange os programas e equipamento, pois o próprio teclado é uma interface para operação do computador.

O principal objetivo da interface com o usuário é permitir a interação entre o usuário e o computador, mais precisamente, permitir que o usuário possa utilizar a máquina para realizar as tarefas de maneira simplificada e eficiente.

Atualmente as interfaces de usuário utilizam gráficos para simbolizar operações e organizar as funções, sendo utilizada em praticamente todos os sistemas operacionais modernos.

2. Interface Gráfica para o Usuário

As interfaces gráficas criam um ambiente de interação com usuário através de figuras, indicadores e elementos gráficos. As figuras são chamadas de ícones, e representam uma ação a ser realizada ou um dispositivo a ser utilizado. Geralmente os ícones possuem uma legenda, para facilitar o entendimento de sua representação. Os indicadores geralmente são utilizados para representar o andamento de alguma operação como a barra de progressão e os elementos gráficos são controles auxiliares, como setas, botões, entre outros.

Os sistemas operacionais MS-Windows, MacOS X, Linux, entre outros, também oferecem a opção de interação por meio de comandos. Um detalhe existente entre os usuários do Linux: alguns preferem a utilização de interface por comando em vez de utilizarem a interface gráfica.

O primeiro sistema operacional que obteve sucesso na utilização de uma interface gráfica foi desenvolvido em 1981 pela empresa Xerox. A interface recebeu o nome de PARC User Interface (a sigla PARC significa Palo Alto Research Center, nome da unidade da Xerox que desenvolveu a interface). Esta interface é bem rudimentar em comparação com as atuais interfaces, mas em sua época causou uma verdadeira revolução na maneira como os computadores passaram a ser utilizados.

Em seguida, a empresa Apple lançou seu primeiro computador com sistema operacional de interface gráfica, o Apple Lisa, que não chegou a ser muito utilizado, mas o segundo computador lançado pela Apple, o Macintosh, é considerado por muitos como o principal exemplo de sistema com interface gráfica. Desde então, várias empresas lançaram sistemas com interface gráfica, a Microsoft lança o MS-Windows em 1985, os sistemas Unix também passam a utilizar a interface gráfica X-Window na década de 1980, a IBM lança um sistema com interface gráfica chamado IBM OS/2, e vários outros sistemas são lançados.

3. Projeto de Interface com o Usuário

O Projeto da Interface com o Usuário é atualmente uma das principais áreas no desenvolvimento dos sistemas operacionais (e aplicativos em geral). O objetivo dos projetistas é desenvolver uma interface que seja de fácil utilização e de grande abrangência e eficiência. A interface deve ser de fácil utilização, pois o objetivo de qualquer interface para o computador é permitir que o usuário utilize os recursos disponíveis no mesmo para realizar seu trabalho (sem que haja mais trabalho para operar o computador). A abrangência da interface é importante, pois ela deve permitir que todos os recursos do computador sejam acessíveis. E a eficiência também deve ser considerada porque não seria útil ter uma interface que não respondesse aos comandos do usuário de forma que comprometesse a realização dos trabalhos no computador.

Para permitir que o usuário interaja com o computador, as interfaces possuem uma série de elementos: Janelas, Botões, Ícones, Menus, Indicadores, entre outros. Esses elementos devem estar organizados de maneira harmônica, para permitirem uma boa visualização para o usuário. As janelas são utilizadas para delimitar o programa em execução, e os outros controles são utilizados para permitir acesso às funções do programa. Geralmente os sistemas operacionais são caracterizados por uma interface gráfica padrão, mas a maioria dos sistemas modernos permite que a interface com o usuário seja personalizada.

Nos primeiros computadores que possuíam um sistema operacional com interface gráfica, os elementos disponíveis eram bem simples, por causa das características dos computadores da época, em 1985 a maioria possuía algumas centenas de kilobytes de memória, os processadores raramente tinham uma velocidade superior a 10MHz e os monitores exibiam apenas uma cor (verde, cinza ou laranja), alguns poucos exibiam 16 cores, além de terem uma resolução muito pequena, alguns chegavam a 320x200 e os melhores 512x424.

Atualmente, os computadores contam com processadores rápidos, e capacidades gráficas muito superiores, facilmente encontram-se computadores que possuem um processador de 2.000 MHz e monitores com resolução de 1024x768 com capacidade para exibir milhões de cores, além de centenas de megabytes de memória RAM.

4. Interface Gráfica 3D

Recentemente começaram a ser utilizadas nos sistemas operacionais MS-Windows e Linux, interfaces gráficas com elementos em 3ª Dimensão. Este recurso é visível na operação de alternância entre aplicativos, mas poderá ser utilizado em vários elementos da interface gráfica.

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