quarta-feira, 2 de abril de 2014

Sistemas Operacionais Para Redes De Computadores

RICARDO DE MAGALHÃES SIMÕES - Sobre o Autor
Doutorando em Engenharia Elétrica, Mestre em Informática (2006) e Bacharel em Ciência da Computação (2003), todos pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente, Professor Substituto de Informática no CEFET-ES, Professor de Programação I no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas à Distância no CEFET- ES, professor de Sistemas Operacionais pela ESAB. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Desenvolvimento de Algorítmos, Educação de Informática para estudantes do Ensino Médio, atuando principalmente nos seguintes temas: Informática Básica, Programação nas linguagem C/C++/C#, Java, Pascal.
Página pessoal:
Curriculo Lattes::

UNIDADE 20

Objetivo: Conhecer o funcionamento dos sistemas operacionais para redes de computadores e as principais características que esses sistemas devem possuir.

1. Introdução

Sistemas Operacionais de Rede são responsáveis por gerenciar de maneira eficiente os computadores pertencentes a uma determinada rede, bem como os usuários que utilizam os computadores e dispositivos que estão disponíveis. Esses sistemas geralmente são utilizados em Redes Locais (rede de computadores localizados em uma mesma sala, até alguns andares de um edifício), mas podem ser utilizados também em Redes Amplas, Metropolitanas e até Redes Globais.

Para prover o gerenciamento adequado dos computadores, usuários e dispositivos conectados à rede, os sistemas operacionais devem possuir funcionalidades especiais, além das normalmente encontradas em um sistema operacional comum. Dentre as funções especiais, destacam-se:

Suporte à protocolos de comunicação em rede, como: TCP/IP, IPX, NetBIOS;
Mecanismos de Segurança: controle de acesso à rede através da autenticação e autorização de usuários e sistemas externos;
Gerenciamento de Arquivos distribuídos: permitir acesso aos arquivos pertencentes à rede de maneira transparente (e segura);
Gerenciamento de Dispositivos distribuídos: tratamento similar ao gerenciamento de arquivos;
Gerenciamento de Usuários: controlar os usuários que fazem uso dos computadores pertencentes à rede.

Existem vários sistemas que fornecem recursos que permitem a operação em redes de computadores, os mais conhecidos são: Unix (Linux, AIX, BSD), MS-Windows 2000, Novell Netware, Sun Solaris, e alguns outros. Além desses sistemas, existem alguns com funções dedicadas para operarem em uma rede de computadores, como é o caso do Cisco IOS e Plan9.

A principal característica que um sistema operacional de rede deve possuir é garantir o controle no acesso aos recursos, provendo um ambiente seguro aos usuários que utilizarão a rede. Esse controle é garantido não apenas através da utilização de algumas ferramentas como autenticação de usuários, mas através de políticas administrativas: verificação dos usuários que estão utilizando a rede regularmente, definição de regras para acesso aos dispositivos (por exemplo: os usuários serão divididos em grupos, e cada grupo terá acesso a um conjunto de dispositivos conectados a rede).

2. Sistemas de Rede Especializados

Os sistemas de rede dedicados desempenham primariamente uma determinada função. O sistema Cisco IOS foi criado para atuar em roteadores da empresa Cisco e foi desenvolvido para ser utilizado como roteador e comutador de rede e gerenciador de telecomunicação. O Cisco IOS é um sistema multitarefa, operado através de uma interface de linha de comando, isso significa que para o usuário realizar alguma tarefa no sistema Cisco IOS deverá digitar o comando que representa a tarefa. Os comandos que podem ser utilizados por um usuário do sistema dependerão da caracterização do usuário no sistema. Os usuários podem pertencer a 15 níveis diferentes, cada nível representa uma classe de comandos. Usuários de níveis inferiores só conseguem executar tarefas do seu respectivo nível e os dos níveis superiores conseguem executar as tarefas do seu nível e todas as tarefas de níveis abaixo do seu.

O sistema Plan9 é um Sistema Operacional Distribuído, utilizado principalmente para fins de pesquisa. Ele é desenvolvido pela empresa AT&T, a mesma que criou o Unix (o próprio Plan9 é derivado do Unix). A principal característica do Plan9 é a representação de todos os recursos do computador em um sistema de arquivos. O objetivo no desenvolvimento do Plan9 é de criar um sistema operacional que permitisse a utilização de qualquer tipo de máquina na rede. O Plan9 atuaria como um gerenciador dos recursos da rede e os sistemas locais em cada computador utilizariam os recursos disponíveis no sistema de arquivos do Plan9.

3. Sistemas Operacionais que acessam redes

Deve-se fazer uma distinção entre um sistema operacional de rede e um sistema operacional que acesse uma rede de computadores. Um sistema operacional de rede fará o gerenciamento da rede de computadores e dos recursos disponíveis na rede, exemplos de sistemas operacionais de rede são o MS-Windows 2000 e Linux.

Já um sistema operacional que acessa uma rede, não irá gerenciar a rede. Ele utilizará os recursos disponíveis na rede. Exemplos de sistemas dessa categoria são: MS-Windows XP, MacOS X, BeOS, entre outros. Para estes sistemas, questões como o controle dos usuários que podem ou não acessar a rede não são considerados. Se o usuário que está utilizando o sistema operacional local pode ou não acessar, é uma verificação a ser feita pelo sistema operacional da rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário