quarta-feira, 2 de abril de 2014

Desenvolvimento histórico dos Sistemas Operacionais

RICARDO DE MAGALHÃES SIMÕES - Sobre o Autor
Doutorando em Engenharia Elétrica, Mestre em Informática (2006) e Bacharel em Ciência da Computação (2003), todos pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente, Professor Substituto de Informática no CEFET-ES, Professor de Programação I no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas à Distância no CEFET- ES, professor de Sistemas Operacionais pela ESAB. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Desenvolvimento de Algorítmos, Educação de Informática para estudantes do Ensino Médio, atuando principalmente nos seguintes temas: Informática Básica, Programação nas linguagem C/C++/C#, Java, Pascal.
Página pessoal:
Curriculo Lattes::

UNIDADE 1
Objetivo: Apresentar o desenvolvimento histórico dos sistemas operacionais para que o aluno perceba a evolução ocorrida desde o início da informática até os dias atuais.

1. Primeiros Computadores
Em 1890, foi desenvolvido o primeiro computador mecânico. A partir de 1930, começaram as pesquisas para substituir as partes mecânicas por elétricas. O Mark I, construído em 1944 por uma equipe da Inglaterra, é o primeiro computador eletromecânico capaz de efetuar cálculos mais complexos sem a interferência humana. Ele media 15m x 2,5m. Em 1946, surgiu o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), primeiro computador eletrônico e digital automático: pesava 30 toneladas, utilizava cerca de 18 mil válvulas e realizava 4.500 cálculos por segundo. O ENIAC continha a arquitetura básica de um computador. A invenção do transistor, em 1947, substituiu progressivamente as válvulas, aumentando a velocidade das máquinas.

Os primeiros computadores, por serem eletromecânicos, eram muito difíceis de serem operados. Era necessário ter o conhecimento de toda a sua arquitetura e a programação dessas máquinas era feita em painéis contendo cerca de 6.000 interruptores. E, além disso, esses computadores não possuíam monitor ou teclado, nem sistema operacional.

A partir de 1950 os computadores começaram a ser construídos com a utilização de transistores, tornando-se máquinas puramente eletrônicas. Surgiram dispositivos auxiliares para operarem em conjunto com o computador, tais como: disco-rígido, memória RAM, teclado e monitor. Foi nessa época que surgiu o primeiro computador, o Univac 1103, com um sistema operacional, o ERA, programa que permitia a interação, limitada, entre o operador e a máquina e possibilitava a execução das tarefas de maneira mais simplificada.

Na década de 60 surgiram os circuitos integrados, que permitiram a criação de computadores por um preço bastante inferior. Um computador de capacidade média, da década de 50, custava centenas de milhares de dólares, e um com capacidade equivalente, da década de 1960, podia ser comprado por cerca de 20.000 dólares. Graças à queda nos preços, os computadores tornaram-se equipamentos comuns nas médias e grandes empresas dos Estados Unidos e Europa. Além da queda nos preços, houve também o surgimento de várias inovações, tanto na eletrônica quanto na área do desenvolvimento de programas. Em 1971, a Intel projetou o processador i4004, dispositivo que reuniu num mesmo circuito, todas as funções do computador, tecnologia que permitiu a criação do computador pessoal, ou microcomputador. O processador é a parte mais importante do computador, pois é responsável por coordenar a realização de todas as tarefas.

1. Primeiros Microcomputadores
O primeiro computador pessoal é o Apple I, inventado em 1976 pelos americanos Steve Jobs e Stephan Wozniak. Em 1981, a IBM lançou o seu PC (Personal Computer), que se tornou um sucesso comercial, utilizando o processador Intel i8080. Posteriormente, os PC's passaram a usar processadores cada vez mais potentes: i286, i386SX, i386DX, i486SX, i486DX. Na década de 90 surgiram os computadores que, além do processamento de dados, reúnem fax, modem, secretária eletrônica, scanner, acesso à Internet e unidade para CD. Basicamente, o computador é formado por: Gabinete, Monitor, Teclado e Mouse. Os outros dispositivos (caixa de som, microfone, impressora, digitalizador, etc.) são dispositivos acessórios.

Na década de 80 os computadores tornaram-se equipamentos populares, comprados para serem utilizados em casa, auxiliando a organização e planejamento doméstico, além de ser utilizado no entretenimento familiar. Havia uma diferença essencial nos sistemas operacionais feitos até a década de 80 e os sistemas feitos a partir de 1990: a maneira como o usuário realizava as operações no computador.
Ainda em 1980 um determinado tipo de sistema operacional começa a se tornar popular: o Sistema Operacional com Interface Gráfica. Em 1984 surge o Apple Macintosh, primeiro computador popular com interface gráfica, e em 1985 surge o MS-Windows 1.0, primeira versão do sistema operacional Windows.

2. Sistemas Operacionais Modernos
Em 1993 a empresa Intel, que, na época, já detinha a liderança no desenvolvimento de processadores, criou o Pentium, e em 1995 a Microsoft lança o Sistema Operacional Windows 95, e a partir dessa data iniciou-se uma nova etapa na Computação, com avanços tecnológicos em praticamente todas as áreas.
Atualmente quase todos os sistemas operacionais utilizam interfaces gráficas para permitir que o usuário possa realizar todas as tarefas no computador (ou em telefones celulares com várias funcionalidades). Os sistemas mais utilizados atualmente são: MS-Windows, Mac-OS X, Linux (KDE) e Symbian (utilizado na maioria dos aparelhos de telefone celular). A utilização de interfaces gráficas facilita em muito a utilização dos computadores, pois a torna mais intuitiva e mais simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário