quarta-feira, 2 de abril de 2014

Estrutura de funcionamento dos Sistemas Operacionais

RICARDO DE MAGALHÃES SIMÕES - Sobre o Autor
Doutorando em Engenharia Elétrica, Mestre em Informática (2006) e Bacharel em Ciência da Computação (2003), todos pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente, Professor Substituto de Informática no CEFET-ES, Professor de Programação I no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas à Distância no CEFET- ES, professor de Sistemas Operacionais pela ESAB. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Desenvolvimento de Algorítmos, Educação de Informática para estudantes do Ensino Médio, atuando principalmente nos seguintes temas: Informática Básica, Programação nas linguagem C/C++/C#, Java, Pascal.
Página pessoal:
Curriculo Lattes::

UNIDADE 4
Objetivo: Apresentar a estrutura de funcionamento dos sistemas operacionais modernos e a relação existente entre as funções do sistema operacional e os programas executados no computador.

1. Estrutura Do Sistema

O sistema operacional é utilizado para organizar e controlar a realização das tarefas feitas no computador. Para que isso aconteça de maneira ordenada, a relação atualmente utilizada entre os componentes do sistema, isto é, o computador, o sistema operacional, os programas, e até mesmo o usuário, é a seguinte:

O Usuário utiliza programas para realizar suas atividades, esses programas são: aplicativos (Word, AutoCAD, Oracle), utilitários (WinZip, MediaPlayer, MSN) e jogos (FIFA, Ragnarok, Warcraft). Até mesmo o Painel de Controle do Windows XP é um programa: “C:\Windows\System32\control.exe”.

Os programas em execução necessitam em determinados instantes realizar o acesso a algum dispositivo, como o monitor de vídeo ou a impressora, para apresentar o resultado de uma tarefa ou interagir com o usuário. Imagine que um programa atualize um arquivo no disco-rígido. O programa não pode acessar diretamente os dados no disco, pois é um recurso compartilhado e sua utilização deve ser gerenciada pelo sistema operacional. Para que isso aconteça, os programas executam algumas operações com o auxílio do sistema operacional, essas operações são realizadas utilizando-se funções denominadas “Chamadas ao Sistema”, ou “System Calls” em inglês.

O Sistema Operacional deve verificar qual usuário está utilizando o computador naquele instante, se os programas em execução estão ativos ou esperando alguma conclusão de uma tarefa, se não existe conflito entre os programas, se os dispositivos conectados ao computador estão disponíveis para utilização, dentre outras tarefas.

2. Funções do Sistema Operacional

As principais funções do Sistema Operacional são:

Tratamento de Interrupções: Durante a execução dos programas, o Sistema Operacional deve estar preparado para tratar eventos inesperados. A interrupção é gerada por um evento externo ao programa em execução, não dependente da instrução que está sendo executada, como por exemplo, a movimentação do mouse. Ao término de cada instrução do programa, o processador verifica se houve a ocorrência de alguma interrupção e caso haja, avisa o sistema operacional, para que o mesmo possa realizar as devidas operações. O programa em execução será momentaneamente paralisado, e para que possa retornar à execução posteriormente, um determinado conjunto de informações sobre sua execução será armazenada. As interrupções sempre são geradas por algum dispositivo do computador: disco-rígido, impressora, teclado, processador, etc.

Tratamento de Exceções: as exceções são semelhantes às interrupções, pois ambas ocasionam a paralisação da execução dos programas ativos no computador. A diferença entre ambas é que nas exceções a causa da paralisação é originada em algum programa em execução. Por exemplo, em um programa que realiza operações matemáticas não pode existir uma instrução que faça a divisão de um número por zero, caso isso aconteça, essa instrução não poderá ser executada (pois não existe resposta).
Quando ocorre uma exceção, o sistema operacional deve emitir um aviso apenas no programa que causou a exceção indicando que uma operação inválida foi executada. (De fato, a operação em si é executada, se o sistema operacional estiver preparado para lidar com a situação, apenas um aviso será exibido ao usuário, caso contrário, o sistema inteiro pode falhar. Atualmente é comum o tratamento preventivo de exceções dentro do próprio programa).

Gerenciamento de Programas: o sistema operacional é responsável por colocar em execução, administrar e finalizar todos os programas executados no computador. No gerenciamento é feita a alocação de memória, a disponibilização de recursos, a administração dos programas em execução é feita fornecendo a cada programa o devido tempo de utilização do processador e dos dispositivos do computador.

Gerenciamento da Memória RAM: O sistema operacional deve a todo instante verificar a disponibilidade de memória RAM no computador, para evitar que haja travamento do sistema inteiro por falta de espaço para armazenamento dos programas ou dados.

Gerenciamento de Arquivos: a criação, edição e exclusão de qualquer arquivo no computador só acontecem com a permissão do sistema operacional. Nesta etapa é feita a verificação do usuário que está solicitando acesso a um determinado arquivo, qual programa será executado para manipulá-lo, e em alguns sistemas, é feito também o registro em um local separado do acesso ao arquivo pelo usuário, para fins de controle.

Gerenciamento de Dispositivos: todos os dispositivos conectados ao computador são gerenciados pelo sistema operacional, onde é feita a verificação de utilização do dispositivo, disponibilidade do dispositivo, liberação para uso, entre outras funções.

Suporte a Redes: praticamente todos os principais sistemas operacionais comercializados atualmente oferecem mecanismos de gerenciamento e acesso às redes de computadores. Isto é feito por meio de controle de computadores interconectados, protocolos de comunicação utilizados e usuários que estão autorizados a utilizar os recursos disponíveis na rede.

Além das tarefas citadas, atualmente os sistemas operacionais tem que possuir a seguinte característica:

Sistema de Segurança: característica de muita importância nos dias de hoje, devido à grande utilização da internet e dos recursos por ela oferecidos. O sistema operacional deve garantir entre outras coisas que:

  • Apenas programas confiáveis (que tenham a permissão do usuário) sejam executados no computador;
  • Apenas usuários cadastrados previamente (ou autorizados momentaneamente) tenham acesso aos recursos do computador;
  • As informações armazenadas no computador só podem ser acessadas por usuários e programas autorizados a manipulá-las.

3. Chamadas ao Sistema

Durante o projeto de Sistemas Operacionais as maiores preocupações são: proteção do núcleo do sistema (kernel) e controle do acesso aos recursos do computador. Se um determinado programa realizar uma operação que comprometa ou bloqueie, indevidamente, um ou mais recursos do computador, todos os outros programas podem ficar comprometidos. Imagine que um programa acesse o disco-rígido para gravar um arquivo, e não libere o disco mesmo depois de gravar, todos os programas não terão acesso ao disco por causa disso.

Para organizar a execução dos programas, os sistemas operacionais são feitos com um conjunto de rotinas denominado “Chamadas ao Sistema”. Essas rotinas são responsáveis por executarem as operações especiais de acesso aos recursos do computador e de acesso ao núcleo do sistema. Através das informações passadas a uma rotina, que será executada pelo próprio sistema operacional, garantindo assim o controle de todos os recursos disponíveis no computador. Ao término da execução da rotina uma resposta será enviada ao programa que solicitou a sua execução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário